quarta-feira, 31 de março de 2010

Grupo Publicis compra 5% da Taterka

Agência brasileira continua como operação independente e ganha fôlego para avançar pela América Latina
O Grupo Publicis comprou participação acionária de 5% na Taterka, de Dorian Taterka, o Dodi. A agência brasileira manterá sua independência, mas passará a contar com o suporte da multinacional para avançar em sua atuação nos demais países da América Latina, nos quais vem atuando nos últimos anos com ações regionais para o McDonald’s e a Natura.Desta forma, a Taterka não estará alinhada a nenhuma das agências do Grupo Publicis no Brasil: Publicis Brasil, Leo Burnett, F/Nazca S&S e Tribal Digitas. Além dessas a multinacional de origem francesa também tem participação minoritária em outras duas empresas brasileiras: a Neogama/BBH (que tem 40% de suas ações nas mãos da rede inglesa BBH, que por sua vez tem a Publicis como sócia minoritária, com 49% de participação) e Andreoli/MS&L (onde o Grupo Publicis tem participação de 25%).A negociação entre Taterka e Grupo Publicis foi intermediada pela Results International Group, através de Eduardo Steiner, que desde o ano passado é sócio da consultoria para America Latina e até o início de 2007 foi chief financial officer da Publicis na região. Fundada em Londres em 1991, a Results atua em negociações de fusões, aquisições e consultoria exclusivamente nos setores de publicidade, serviços de marketing e novas mídias. No Brasil esteve envolvida, por exemplo, na compra da Lew'Lara pela TBWA.“A associação representa uma oportunidade para clientes que estão no Brasil e buscam um atendimento estruturado e mais qualificado na região latino-americana. Hoje, 10% do faturamento da agência vêm de ações em países latinos. Além disso, esta parceria proporcionará a troca de informações com diversas empresas do Grupo Publicis, especializadas em áreas como pesquisas, comportamento, digital, entre outras”, destaca Dorian Taterka.“Ficamos muito bem impressionados com a qualidade do trabalho criativo da Taterka e por suas relações duradouras com seus clientes”, elogia Maurice Levy, CEO mundial do Grupo Publicis, terceiro maior conglomerado de comunicação do mundo, presente em 104 países, nos cinco continentes, nos quais emprega cerca de 45.000 profissionais.Para o Publicis Groupe, a aquisição de participação minoritária na Taterka “demonstra o compromisso contínuo de reforçar sua presença em mercados emergentes”.Fundada por Dorian Taterka em 1993, a agência brasileira tem uma equipe de 120 funcionários, reporta um crescimento de cerca de 25% em 2009 e atende clientes como Bayer (saúde masculina), BMW (automóveis), Saraiva, DPaschoal, Bosch e Credit Suisse Hedging Griffo.No caso de Natura, a Taterka é a responsável pela comunicação da marca em outros quatro países latinos, enquanto para o McDonald’s sua atuação já se estende a mais 17 países, além do Brasil. Decisão da Arcos Dorados, controladora da rede latino-americana do McDonald's, a expansão do atendimento à conta da rede de fast-food pela Taterka, a partir de 2008, foi também um reconhecimento ao trabalho realizado para a marca por Dorian Taterka. Primeiro, como diretor dos comerciais produzidos pela sua TVC e, desde 1993 (com o lançamento da Taterka), como responsável por todas as estratégias de comunicação do McDonald's no Brasil. Seu trabalho passou a ser referência mundial, tendo sido exportado para mais de 50 países. Com isso, a Taterka conseguiu se preservar em um ambiente de luta de gigantes. A conta global do McDonald's é dividida entre DDB (33 países), Leo Burnett e TBWA (15 países). O único mercado chave não alinhado é o Brasil.Tradicionalmente low profile, a Taterka concluiu no ano passado uma importante reestruturação operacional, que praticamente renovou todo o primeiro escalão da agência. O movimento conduzido pelo sócio-fundador e presidente, Dorian Taterka, refletiu o seu estilo discreto, mas, ao mesmo tempo, deixou transparecer uma postura mais prospectiva. Diante das novas demandas, a agência trouxe de volta o diretor de atendimento Eduardo Simon, cria da casa, que após seis anos de trabalho na Taterka havia se transferido, em 2006, para a equipe da Africa. Dorian, Simon e o diretor geral José Passos, na agência desde 1999, iniciaram desde então a contratação de novos executivos. O total de funcionários da Taterka saltou de 80, no início de 2008, para os atuais 120 - o maior time de sua história."Para McDonald's e Natura, operamos a partir do Brasil como um hub criativo, de planejamento e execução para toda a América Latina, e temos parceiros locais, escolhidos pelos anunciantes, que fazem as adaptações necessárias", detalha Simon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário