quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conteúdo exclusivo do Canal Brasil vem da produção independente

Canal Brasil
Aproximadamente 70% da grade do Canal Brasil é dedicada ao cinema brasileiro, com a exibição de curtas-metragens, documentários e longas de ficção. Para o restante, o canal conta principalmente com a parceria com produtoras independentes. Segundo André Saddy, diretor de programação do canal, 95% do conteúdo gerado exclusivamente para o canal é feito por produtoras independentes. "Nós produzimos apenas o 'Cine Jornal' e algumas cabeças para os filmes", diz. Segundo Saddy, a forma como o canal trabalha com a produção independente é diferente da parceria mais comum no mercado: "A diretriz da programação é nossa e participamos da formatação dos programas, mas de forma acordada com os produtores, nunca impositiva. Depois disso, o trabalho é do produtor, nós não interferimos na edição dos programas", diz. Recentemente, o canal foi alvo de críticas de alguns produtores independentes que alegavam que o canal não se caracterizaria como um canal de produção nacional independente.Baixo orçamentoSegundo Saddy, esta forma de trabalhar com a produção independente se dá pelo perfil do canal, que tem como sócios, além da Globosat, um grupo de produtores de cinema e TV. Além disso, é uma forma de compensar pelo orçamento dos programas, abaixo da média do mercado. "Nós podemos pagar entre R$ 12 mil e R$ 15 mil por episódio de 30 minutos. Por este valor, não teríamos programas com Selton Mello e Lázaro Ramos, por exemplo, se não fosse pela liberdade criativa que damos". Por conta do orçamento limitado, os programas que conseguiram se estabelecer na grade do canal, explica o executivo, são aqueles cujos produtores conseguiram encontrar uma forma criativa de produção. "Fazer séries mais longas, com as diárias concentradas em um período de dois ou três meses é uma das alternativas", explica.A maior parte dos programas foi sugerida pelos produtores ao canal. "Às vezes perguntam o que nós estamos precisando. É difícil responder. Precisamos que tragam boas ideias", diz Saddy. A única diretriz, é que seja um conteúdo ligado à cultura brasileira. "Mas com um olhar mais irreverente e até transgressor, que é o que nos diferencia dos canais educativos, por exemplo".O modelo de contratação do Canal Brasil é o de adquirir todos os direitos sobre a obra quando o canal paga por todo o custo de produção. Nos casos em que o canal paga menos, é feita uma coprodução.André Saddy fará apresentação em seção "30 Minutos" no Forum Brasil - Mercado Internacional de Televisão, expondo os critérios de seleção de conteúdo do Canal Brasil. O evento é promovido por TELA VIVA nos dias 16 e 17 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Quinta-feira, 27 de Maio de 2010, 18h29

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