sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Edital Curta de Animação Ambiental - Resultado Final

Edital Curta de Animação Ambiental

Confira a relação de projetos selecionados

A comissão julgadora do Edital Curta de Animação Ambiental anunciou na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro, o resultado dos dez projetos vencedores que receberão até R$ 20 mil cada para produzir animação, de um minuto de duração, sobre o tema: Aquecimento Global e Mudanças Climáticas. São eles: Bafo Quente, Bilhõõõõões de Árvores, Bomtempo, Caixa, Estufa!, Gente Grande, O Diário da Terra, Polar, Ponto de Equilíbrio e Urso Despolar.
Confira a lista completa.
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/10/projetos-selecionados-curta-animacao-ambiental11.pdf
Cinco profissionais do audiovisual - que formam a comissão julgadora - usaram a veracidade, qualidade, maturidade e a objetividade como principais critérios para a escolha dos projetos. Deram ênfase também aos que proporcionaram um olhar crítico sobre o tema e fugiram dos projetos muito didáticos e/ou publicitários. A comissão destacou, ainda, a variedade dos projetos na forma de abordar o tema e a objetividade, já que serão produzidos em apenas um minuto.
A iniciativa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental. A idéia é despertar na sociedade um olhar crítico, estimulando a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental, contribuindo também para a produção de campanhas televisivas sobre o tema.
Os vídeos serão exibidos em TVs públicas e estarão disponíveis a todas as emissoras interessadas. Dos 167 projetos inscritos, 159 foram deferidos e oito indeferidos. A comissão selecionou além dos dez projetos, mais cinco suplentes, na ordem de classificação: A Porta do Céu, Polar, Reverso, Monstro! e A Cada Metro Cúbico Uma Vida.
Animação
O mercado de animação vem crescendo nos últimos anos em todo o mundo. Segundo dados publicados na Revista Exame de agosto de 2009, cresce cerca de 25% e gira em média em torno de US$ 158 bilhões anuais. No Brasil, já são mais de 30 empresas especializadas em animação. Com isso, os desenhos animados idealizados e produzidos no país estão conquistando um espaço inédito nas grades de programação dos mais prestigiados canais de entretenimento do planeta.

Informações:
audiovisual@cultura.gov.br (61) 2024-2265, na Secretaria do Audiovisual. fabio.melo@mma.gov.br (61) 3317-1333 no Departamento de Educação Ambiental.
(Narla Aguiar - Ascom SAv/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário