sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vitória do Rio acelera campanhas

Marcas, veículos e agências concentraram esforços para emplacar anúncios parabenizando a capital fluminense, os primeiros dedicados à sede dos Jogos de 2016



Não faltou vontade de comemorar a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Diversas agências e marcas correram para veicular na mídia anúncios celebrando a vitória. Campanhas foram encomendadas, mas nem todas conseguiram emplacar seus projetos - algumas devido à corrida contra o tempo. De todo modo, as ações festejaram não apenas a escolha do Comitê Olímpico Internacional (COI). Houve espaço para o humor, lançamento de promoções e homenagens a atletas.O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, programou uma série de anúncios - criados pela PA - que começaram a ser publicados no dia seguinte à definição da sede olímpica. Eles parabenizam o Rio. Abílio Diniz, presidente do conselho administrativo do grupo, afirmou que o País vive um ótimo momento e é crescente a projeção do Brasil pelo mundo. "Entendo o receio de alguns em organizar um evento dessa natureza que seguramente dará muito trabalho. Mas, como empreendedor, penso nos benefícios financeiros, sociais e políticos que um acontecimento desse porte pode proporcionar", declarou via comunicado.O Walmart também planejou para o sábado 3 campanha em jornais (desenvolvida pela Africa) comemorando o resultado. No meio do logo da rede de supermercados, surgia a mensagem "Rio 2016. Imbatível". Com uma foto da capital fluminense ao fundo, a peça trazia a assinatura "Porque numa cidade que é maravilhosa, todo mundo vive melhor", numa alusão ao conceito trabalhado pelo Walmart de que, quando se paga menos, se vive melhor. Atenta à oportunidade, a Brahma contava com um roteiro pré-aprovado para o comercial programado para entrar no ar no final de semana: "O Brasil trouxe o sonho olímpico, porque ninguém é mais olímpico que o brasileiro. Ser olímpico é ser guerreiro. E o brasileiro é o atleta do dia-a-dia, que sua a camisa, que corre atrás. E que, ganhando ou perdendo, nunca perde o sorriso, porque a batalha é o nosso esporte. Somos uma nação guerreira. Vamos brindar a este sonho. O Brasil vive um momento de ouro". A marca, atendida pela Africa, também planejou anúncios na Veja e em jornais. Pela agência, outro trabalho com veiculação para o final de semana foi o do Itaú, apresentando nova locução para o filme "Cristo", além de anúncios em mídia impressa.A DM9DDB é mais uma agência do Grupo ABC que garantiu a presença de um de seus clientes na celebração pelo Rio 2016 (até a conclusão desta reportagem). A Companhia Athletica encomendou anúncio para veicular no jornal O Estado de S. Paulo, na edição do sábado 3, com a seguinte frase: "Todo mundo em forma para 2016. Inclusive a cidade. Parabéns e mãos à obra, Rio de Janeiro".Já a TIM optou por destacar o feito inédito na história dos Jogos. Em campanha criada pela Neogama/BBH, a mensagem aponta "É tempo de mente sem fronteiras: pela primeira vez uma cidade na América do Sul vai sediar as Olimpíadas". Outra ação desenvolvida pela agência foi para o Bradesco. A peça fez referência ao novo conceito do banco. "Agora o Brasil é presença olímpica no mundo". O anúncio ressalta ainda "Esta é uma conquista do país inteiro". E lembra que o banco apoiou oficialmente a candidatura do Rio à sede olímpica. A agência Fields foi mais uma a aproveitar a definição do Rio como a capital dos Jogos de 2016, o que chamou de "a maior vitória esportiva nacional". Seu anúncio de oportunidade inseriu o Ministério dos Esportes nessa conquista. Entre as campanhas, uma delas já está conseguindo boa repercussão. A F/Nazca S&S criou um anúncio para o Clube de Criação do Rio de Janeiro celebrando a vitória. A campanha foi programada para jornais, outdoor, cartazes e revistas. O título? "Yes, we Créu". Foi amplamente replicado na mídia social. Promoções também já deram largada. Em homenagem ao Rio 2016, o Ponto Frio.com preparou uma campanha com ofertas de produtos temáticos, como TVs e outros eletrônicos. Tudo para que o consumidor tenha chance de acompanhar o evento com equipamentos de boa definição. O portal Bolsa de Mulher está com promoção no Twitter para comemorar a escolha do Rio de Janeiro. O grupo de comunicação carioca está utilizando o microblog para premiar - com cópias numeradas e assinadas da foto vencedora do concurso Visions of the Earth, realizado pela National Geographic - os seguidores dos perfis @bolsademulher, @bolsacorp, @tecontei, entre outros do grupo. Para concorrer, os interessados devem retuitar a frase "O Bolsa de Mulher tem orgulho de ser carioca!" com o link http://bit.ly/carioca no final da mensagem. A promoção vai até a sexta-feira 9, às 20h16. Uma reedição, porém, vai acontecer entre os dias 16 e 23.Esses são apenas alguns dos trabalhos que começaram a comunicar os Jogos do Rio. Até 2016, certamente haverá uma verdadeira competição entre as marcas para ganhar o coração do torcedor que tão cedo não irá parar de comemorar o feito.


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