sábado, 25 de julho de 2009

OS MECANISMOS E FERRAMENTAS PRÁTICAS DO MERCADO CINEMATOGRÁFICO E DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA: Apoio, Patrocínio e seus estágios

OS MECANISMOS E FERRAMENTAS PRÁTICAS DO MERCADO CINEMATOGRÁFICO E DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA

Apoio, Patrocínio e seus estágios

Segundo Muylaert, ano 2000, Apoio é aquele assume uma parte pequena dos custos do evento ou projeto. Pode ser em dinheiro ou em equipamentos.
Patrocínio é a transferência de recursos aos empreendedores, para a realização de projetos culturais, com finalidades exclusivamente promocionais, publicitárias ou de retorno institucional (sem retorno financeiro). O patrocinador é aquele que assume a maior parte dos custos, seja em dinheiro ou não.

Normalmente, as empresas passam por três estágios de patrocínio:

1 - O primeiro é o beneficente, onde prevalecem as decisões por gosto pessoal. O que define o patrocínio é a predileção do presidente, de sua mulher, filhos maiores, diretor da empresa... Como o investimento não está conectado ao negócio da companhia, ganha o rótulo de caridade, mecenato, filantropia. Depois, a empresa adquire certa visibilidade como mecenas e começa receber muitos projetos. Então, compara e percebe que um projeto tem mais a cara da empresa do que outro, que um projeto apresenta maior reciprocidade do que outro.

2 - A segunda fase é a fase reativa. Conforme a oferta, seleciona projetos por sua adequação e sua reciprocidade. Os patrocínios passam a ter objetivos táticos: reforço na imagem da marca, oportunidades de ações de relacionamento, etc. A maior parte das empresas patrocinadoras, no Brasil, estão no estágio reativo.

3 - A terceira fase está no estágio avançado, quando a pró-ativa, quando o patrocínio segue uma diretriz pré-formulada. A empresa define sua linha de atuação por planejamento, estabelecendo objetivos estratégicos para seus patrocínios e vai a campo buscar as ações que melhor atendem a seu foco, ou as produz especialmente. Nessas empresas, a comunicação por atitude já integra o planejamento estratégico da marca e seus resultados passam a ser medidos por pesquisa, pois seus objetivos estão pré-definidos.

brasileira ou traga o entretenimento, como cinema, teatro shows para a sociedade, levando a sua marca a mente do consumidor.
Essas tentativas de marketing organizacional só funcionam se a organização realmente se adequar à imagem projetada. Nenhum volume de propaganda e de relações públicas consegue enganar o público durante muito tempo se a realidade não se igualar a imagem.

Fonte: Patricia Iglesias / Monografia Pós Graduação da "Animação em Ambientes Digitais".



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