segunda-feira, 20 de julho de 2009

SOB OLHAR - Patricia Iglesias


MARKETING CULTURAL


Podemos atestar que hoje já temos a cultura brasileira em expansão e que podemos afirmar que ela já tem um espaço competitivo perante os outros mercados em nosso país.

E que dentro dos setores da cultura no Brasil a Audiovisual tem se destacado muito, com o crescimento do cinema nacional e com o avanço da tecnologia artística, como é o caso da Animação feita por computador ou com sua ajuda que vemos diariamente de nossas casa através das campanhas publicitárias passadas nos canais de TV, nos desenhos animados e efeitos especiais nas salas de cinema, trazendo um grande diferencial estético e maior rapidez de produção em alguns casos encantando muitos possíveis patrocinadores.

Poderíamos também definir que o marketing cultural é toda a ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para lançar um produto, difundir uma marca, fixar a imagem da empresa patrocinadora para seu público alvo como uma empresa ética, responsável socialmente e confiável.

Logo podemos perceber que Marketing Cultural se utiliza de todos os processos de marketing de uma forma criativa nesta trabalhosa tarefa de arrecadar fundos para o evento e criar valor para a empresa patrocinadora.

Tarefa trabalhosa, porém apaixonante para quem organiza e planeja. E gratificante tanto na visão social, quanto financeira para quem investe.

O Marketing cultural está ganhando força no meio empresarial, pois o executivo de hoje sabe a necessidade de diferenciar a sua marca de seus concorrentes, vinculando sua marca muitas vezes com a mensagem ou tipo de público do evento. Passando um certo glamour e uma imagem de socialmente responsável, atingindo mais fácil seu público alvo.

Ao criar valor específico a um projeto, no nosso caso um filme (cinematográfico e/ou animação), ao se darem conta do retorno do investimento através dos incentivos dados pelo governo na redução de impostos, como nas leis Municipais, Estaduais e de Rouanet.
E claro visando o lucro posterior, já que o virá naturalmente, se a marca de seus produtos/ empresa se fortalecerão e consolidarão no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário