terça-feira, 28 de julho de 2009

TIPOS DE CAPTAÇÃO

Tipos de Captação

A captação para produção de um desenho animado ou outro tipo de filme cinematográfico pode ser:

1. Com Recursos Próprios
2. Empréstimo
3. Investidor
4. Patrocinador
5. Via Leis de Incentivo
6. Concurso de Empresas
7. Concurso Público


Recursos Próprios
Quando o indivíduo ou produtora decide realizar o filme com ser esforço próprio. Normalmente é a primeira e única opção.
Deve-se ter sempre em mente os objetivos a serem alcançados com o filme e os recursos disponíveis de tempo, dinheiro e capacidade de produção.

Empréstimos
Geralmente é feito junto às instituições financeiras. Mas o mais comum é junto ao BNDES.
Neste caso o plano de negócios do projeto deve ser elaborado dentro dos padrões da instituição.

É importante destacar que os juros do BNDES, são os menores do mercado e conta com até dois anos de carência, porém ainda é um empréstimo e não uma doação.
O Programa de Apoio à cadeia Produtiva do Audiovisual no BNDES é o PROCULT.

O objetivo do PROCULT é o de viabilizar o apoio ao desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira, considerando as especificações do setor e seus problemas e limitações.
O programa abrange os seguintes segmentos: Produção, Distribuição e comercialização, exibição e serviços de infra-estrutura.
O prazo se vigência deste ano é até dia 31/12/2008.
Quanto o objeta da produção se refere ao financiamento a produtora e distribuidora nacional independente e programadora nacional para investimento na produção e na co-produção de obras audiovisuais brasileiras de produção independente, exceto obras publicitárias.
Fonte:http://www.bndes.gov.br/programas/industriais/procult.asp

Investidor
O investidor pode ser uma pessoa física ou jurídica (empresa ou banco de investimentos).
Mais uma vez o plano de negócios bem elaborado é fundamental. O investidor quer saber exatamente quando ele irá lucrar e qual o tamanho do risco.

Patrocinador
No caso de patrocinador deve se elaborar um plano de mídia detalhado de como o patrocinador irá aparecer no filme e audiência esperada.
No caso de merchandising deve-se descrever as cenas com storyboard e duração de cada cena.
No caso de cartazes, convites, panfletos, capas e encartes devem-se ter layout dos mesmos.
No caso de DVD a opção no encarte e comercial no início do DVD.
Tudo com o público estimado. Para o patrocinador o alcance do projeto é o mais importante, por isso temos que ser os mais reais possíveis passando uma credibilidade ao provável patrocinador. Dados destacados no plano de mídia devem ser compatíveis com o mercado, por isso devemos fazer uma rigorosa pesquisa de custos das mídias antes..


Via Leis de Incentivo

As Leis de Incentivos podem ser: Federais, Estaduais e Municipais.
As Leis Federais mais comuns são:


Lei Rouanet.
- 30% do valor investido como patrocínio, pode ser abatido do imposto de renda devido da empresa.
- 40% do valor investido como doação, pode ser abatido do imposto de renda devido da empresa.

Lei do Audiovisual
Transforma o filme em ações. É necessário um banco corretora de ações. Todo o valor investido pela empresa na compra das ações pode ser descontado do imposto de renda devido da empresa até o limite de 3%. A empresa pode ainda ter de 0% até 20% de todos os lucros da comercialização do filme.

Leis Estaduais e Municipais
Variam de acordo com o seu estado e município.

Concurso de Empresas
Existem algumas empresas que costumam abrir concursos anuais para patrocinarem filmes em geral. Petrobrás e BNDES, são exemplos. Nestes concursos o fato de o filme ter incentivos das leis Rouanet (Petrobrás) ou Audiovisual (BNDES), favorecem nos critérios de seleção.
Hoje, além dos bancos como Bradesco, as empresas de telefonia também têm investido muito no patrocínio cultural.


Concursos Públicos
Os concursos podem ser para realização de filme ou contratação de pessoa.
Existem concursos federais, estaduais e municipais para produção de filmes. O mais comum é o federal, divulgado em média, anualmente pelo site htt://www.cultura.gov.br. Existem prêmios específicos para animação e para iniciantes. Nestes concursos também são aceitos inscrições de pessoas físicas.
No MIC, por exemplo, este ano (2008), tivemos o edital para pré produção de séries em animação para TV, Produção de curtas em animação, roteiros e Longa. Este edital as inscrições já fecharam e está em processo de análise dos projetos inscritos.
Existem concursos municipais anuais em São Paulo, Porto Alegre e Recife, por exemplo. Porém o filme deve ser realizado em produtora localizada nestas cidades.
Concursos estaduais são raros mas devem se estar atento. No Rio, por exemplo, o ano passado (2007) foi lançado um edital para um concurso envolvendo a vinda da família imperial para o Brasil e o Jardim Botânico.
Em (2009), tivemos o AnimaTV, junto com a TV Brasil, para escolher 10 produtoras nacionais para produzirem um piloto de 11 minutos e deles dois serão selecionados para produzirem a série inteira.
Fonte: Patricia Iglesias (Baseado na monografia pós graduação em Animação em Ambientes Digitais).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






























Nenhum comentário:

Postar um comentário