terça-feira, 18 de agosto de 2009

Corretoras de valores focam a internet

DIGITAL
Empresas investem em comunicação online para captar clientes de home broker

Atrair investimentos para a bolsa de valores nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais diante da ressaca causada pela crise econômica internacional. No entanto, quem já tem em mãos a internet como instrumento facilitador - caso das corretoras que operam por home broker - pode conseguir, através de uma boa estratégia de comunicação, não apenas incentivar seus clientes a continuar investindo como também captar novos investidores. Justamente de olho no potencial de crescimento desse nicho, que permite o gerenciamento online dos negócios que envolvem a bolsa e hoje é responsável por 12% do volume negociado pela BM&FBovespa, e embalada pelo início da recuperação da bolsa de valores, grande parte das corretoras está expandindo sua presença na rede. É esse o caso da Link Investimentos, por exemplo. Com 25% da verba de marketing voltados para a mídia digital e mirando a expansão da carteira de clientes do Link Trade, a corretora está empenhada em utilizar a força das redes sociais a seu favor e acaba de lançar o blog Meu Milhão (www.meumilhao.com.br) para abordar temas relacionados a finanças pessoais e mercado de capitais. Desenvolvido pela Pólvora, o endereço é o carro-chefe da comunicação na rede, que é ainda mesclada com perfil no Twitter e, em breve, contará com o apoio de ações em redes sociais como Linkedin e Facebook. "Não há bala de prata em mídias sociais. O segredo é manter presença regular com conteúdo relevante. Para se ter uma ideia, em apenas seis dias no ar o blog teve pouco mais de 1,6 mil visitas, e 20% desse tráfego foi conquistado através do Twitter", conta Jair Tavares, diretor de planejamento da Pólvora.
Segundo Mônica Saccarelli, diretora da Link Trade, o blog será atualizado também por analistas da corretora e sempre será postado com uma linguagem simples, mas não básica. "Claro que temos captação como objetivo, mas também queremos conversar com nossos clientes, que já possuem algum conhecimento", diz. "A ideia é compartilhar todo o nosso conteúdo de valor, ganhar relevância na rede e nas buscas e utilizar a internet como um todo produzindo, por exemplo, vídeos com executivos respondendo a perguntas de internautas", acrescenta Mônica.
Na contramão da maioria absoluta dos anunciantes, a Ágora Corretora - parte integrante do Bradesco - tem uma divisão de verba publicitária diferente. "Somos muito focados em online e destinamos 90% de nossa verba para mídias digitais. É fundamental para o nosso negócio a adesão a essa estratégia", explica Mariana Carlini, diretora de marketing da empresa.Além dos conteúdos exclusivos para clientes, que vão desde análises gráficas de mercado e podcasts até programas diários em vídeo para transmissão online, a corretora investe pesado em links patrocinados e acaba de entrar em um processo de otimização de seu portal para ganhar relevância em buscas.
O site da Ágora e, dentro dele, os programas da Ágora TV registram cerca de 65 mil visitas mensais. Há ainda ações tradicionais como inserção de banners para exposição da marca, publicidade dentro do próprio site direcionando a hotsites com informações relevantes e vídeos educativos postados no YouTube ensinando, por exemplo, como fazer a declaração do imposto de renda.
Também no embalo do Twitter, que a cada dia vê crescer consideravelmente a presença de internautas brasileiros, a Spinelli, através da sua investBolsa, já contabiliza quase 2,5 mil seguidores. Para transmitir informações aos internautas, a investBolsa também mantém blogs destinados a dez assuntos diferentes e que podem ser acessado a partir do próprio site. É a corrida virtual em busca dos investidores.
Mariana Ditolvo

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