segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema

Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema
Curso iniciando no dia 10 de agosto Inscrições :
tel. (21) 2286-3299
site: www.polodepensamento.com.br

O melodrama, gênero do final do século XVIII, é ainda hoje a principal fonte de referência para roteiros com fins comerciais. Através de estudos recentes, constatou-se que roteiros com fins autorais também utilizam os mesmos recursos, só que sob uma perspectiva metamelodramática.
A oficina abordará a importância desses recursos (meta) melodramáticos na construção das narrativas para cinema e TV.
6 aulas às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30 10 de agosto
A Poética de Aristóteles e as três unidades: logos, ethos e pathos. A base da narrativa clássica. Como o melodrama dialoga com as premissas aristotélicas.
17 de agosto O melodrama como gênero e subgênero. O folhetim e sua técnica de narrar para o popular. Estruturação de um roteiro comercial: argumento, misbehavior, escaleta.
24 de agosto Curva dramática do protagonista: 3-6-3. Fluxo horizontal e final fechado. O final feliz. Exibição comentada de filme NRI (narrativo representativo industrial).
21 de setembro Unidade de ação versus unidade temática. Diluição do protagonista. O anti-herói. O elemento épico no roteiro autoral. Antifluxo vertical e final aberto.
14 de setembro O protagonista passivo da narrativa contemporânea. A subjetividade do diálogo. O anti-herói cínico. O metamelodrama no cinema de Pedro Almodóvar. Gêneros híbridos.
21 de setembro Exibição comentada de filme NR (não-representativo). O roteiro para o cinema versus o cinema para a TV.
A terminologia da roteirização: formatação e nomenclaturas.
José Carvalho é roteirista de cinema e TV, Mestre em Literatura pela PUC-Rio, onde leciona nos cursos de Cinema, Artes Cênicas e Formação de Escritor. Principais créditos: longas-metragens ficcionais:O primeiro dia, de Walter Salles e Daniela Thomas; Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburguer; longa-metragem documental: Cinderelas, lobos e um príncipe encantado, de Joel Zito Araújo; telenovela: Xica da Silva, direção de Walter Avancini;
Programa de TV: Carga pesada, direção de Roberto Naar.

POP-Pólo de Pensamento ContemporâneoRua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060 Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos, oficinas, palestras e eventos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário