domingo, 23 de agosto de 2009

Projeto cinematográfico

Etapas técnicas de um filme: Projeto cinematográfico

Segundo Michael Rabiger, autor do livro “Direção de Cinema - Técnicas e Estética”, a decisão de se fazer um filme parte da iniciativa de um diretor ou de um produtor.
Ao surgir a idéia de se produzir um determinado filme, a primeira providência é pô-lo “no papel”. Daí que é tão importante para o cineasta ter uma redação de qualidade razoável, do contrário, isto é de todo modo recomendável, ele deve solicitar a colaboração de um profissional de texto para ajudá-lo na tarefa de dar a primeira forma escrita ao filme.
Os dois principais elementos de “venda” de um projeto de produção de um filme são a credibilidade e o interesse que o diretor/produtor é capaz de transmitir à idéia do projeto ao submetê-lo à aprovação dos potenciais produtores ou investidores.
A apresentação do projeto é feita tanto pessoalmente quanto através de um ou mais textos especializados, como o argumento, a sinopse, a justificativa, os currículos dos profissionais envolvidos, o orçamento, sendo que todo cuidado deve ser tomado com a apresentação gráfica e visual que sempre que possível deve conter ilustrações. Tudo deve contribuir para convencer os potenciais produtores/investidores da credibilidade e interesse do projeto. Dessa forma, ao elaborar os textos que darão pela primeira vez uma existência palpável ao projeto, abrindo caminho para que os investidores considerem concretamente a realização do filme, os realizadores devem, ao elaborar esses textos, se colocar no lugar dos produtores/investidores e ler criticamente os textos como se fossem estes.
Lembre-se que empresários e produtores nunca têm tempo, portanto não espere que ele dedique mais do que alguns minutos para exame de sua proposta que deve ser sucinta, clara, direta, objetiva, leve e a mais agradável possível de ler. A decisão pela realização de um filme é sempre tomada, em última análise, pela impressão de seriedade, competência e talento que você transmite, mas tanto ou mais pela simpatia e carisma.

O caso de Welles, Picasso, Villa-Lobos, Glauber, João Gilberto, a relação é infinita. Mesmo diretores, com Bergmas ou Woody Allen, aparentemente arredios, criaram imagens públicas de imenso carisma. Procure apenas não imitar ninguém.

Os aspectos objetivos da germinação de um projeto cinematográfico, o argumento é da maior importância nesse processo de desenvolvimento da obra porque ele é como se fosse a semente do filme. O objetivo do argumento deve ser dar ao leitor a sensação de que ele está vendo o filme e, por essa razão, devem-se evitar jargões técnicos e conceitos abstratos que, quando relevantes, devem constar da apresentação ou justificativa, que são textos distintos e específicos do processo de apresentação do projeto. O argumento deve ser uma descrição daquilo que o filme mostrará na tela através de um texto leve e envolvente, vendedor, para usar o termo usual de marketing. Além disso o argumento deve indicar o gênero do filme, se drama, comédia, musical, tragédia. Informar se terá diálogos ou narração, ou ambos, assim como o tipo de música que será utilizada. E, finalmente, no próprio estilo em que é redigido, o argumento deve dar uma idéia geral do enfoque e do estilo que o diretor pretende dar à obra. O importante é que o leitor leia o texto e tenha uma idéia do filme que irá para a tela. Portanto quanto menos idéias e conceitos e mais descrição o argumento tiver, melhor.

Nos dossiês de apresentação que estes documentos compõem é usual se apresentarem, ainda, cartas de apoio ao projeto tanto por parte de entidades, quanto de personalidades do mundo cultural, artístico, político, empresarial. Dependendo do filme a ser realizado, há vários caminhos diferentes a seguir. É necessário decidir se o filme será longa ou curta-metragem, ficção ou documentário, para televisão ou cinema, série ou programa de tv. Deve-se também indicar o chamado perfil do público a que o filme se destina.
Um dos aspectos mais importantes dessa fase são as decisões sobre as características técnicas do projeto: 16mm., 35mm., betacam analógico ou digital, esquema de finalização, som direto ou dublagem e duração. Estas decisões são tomadas em função das características do filme que se pretende produzir, de sua linguagem e das limitações orçamentárias.

Básicos para construção de um projeto cinematográfico
1. Argumento reduzido (3 a 4 página)
2. Desenvolvido (30 a 60 páginas),
3. Sinopse (3 a 10 linhas)
4. Justificativa (15 a 30 linhas)
5. Currículos do produtor e do diretor.

A sinopse deve resumir o enredo constante do argumento com indicação do tempo e espaço em que se desenrolam as ações, assim como as características principais do personagem. Há dois tipos de sinopse: uma que se escreve antes da realização do filme, que tem por finalidade contribuir para que o filme seja realizado; outra que é feita depois que o filme está pronto e que se destina à divulgação e promoção do filme.

A justificativa é um elemento que normalmente se pede no caso de financiamentos públicos na medida em que os órgãos governamentais necessitam justificar com objetivos culturais e sociais a aplicação de seus recursos em cultura, como acontece no enquadramento dos projetos nas leis de incentivo fiscal.
Bom técnico é aquele que contribui com sugestões que atendam ao que o diretor quer dizer. Cabe assim ao diretor criar um clima de criatividade na equipe que estimule os técnicos a se manifestarem criativamente sempre que possível.

O roteiro do documentário, na maioria das vezes por colher suas imagens do mundo real, não pode apresentar o nível de precisão e variedade de informações do roteiro de ficção, como o de Animação. Ele deve permitir ao diretor e à equipe técnica uma considerável margem para trabalhar situações imprevisíveis e incontroláveis. Cada cena tem que ser planejada antecipadamente ou não, há muitas coisas que o roteiro deve indicar para a equipe de produção.

Há três etapas importantes na realização de um Roteiro
-Preparação do argumento,
-Pesquisa
- Elaboração do roteiro de filmagem.

A pesquisa envolve análise interpretativa de obras, documentos, iconografia, filmes de época e às vezes viagens à locação prováveis de filmagens.
O roteiro de filmagem pode variar de um roteiro com informações detalhadas sobre situações controláveis, como no caso de cenas de reconstituição de situações, ou de funcionamento de uma fábrica, por exemplo, até conter descrições sumárias de situações inteiramente incontroláveis. O diretor estabeleça de antemão o conteúdo do que a obra veiculará. Fins e inícios de histórias não acontecem por acaso, necessitam ser construído.
A partir do roteiro terminado e aprovado pelo diretor e pelo produtor, o filme pode ser orçado e a produção ter efetivamente início.
Fonte: Patricia Iglesias - Da Monografia Pós em Animação em ambientes Digitais.

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